.: Biblioteca

DOMINGO, 23 DE JULHO DE 2017

.: Biblioteca PDF Imprimir E-mail

Biblioteca Universitária do Centro de Ciências Agrárias

Integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará – SIBI/UFPA tem como finalidade prover de informações a programas de ensino e pesquisa dos Cursos de Pós-Graduação em Agricultura Familiar e Ciência Animal e usuários em geral.
Para isso conta com uma área física de 86 m2.

Diretora da Divisão de Documentação / Biblioteca: Vera Helena Fadul Lima

Acervo

É composto por mais de 4.500 volumes entre livros, periódicos nacionais e estrangeiros impressos, folhetos, monografias de especialização, dissertações e teses, especializados em Agricultura Familiar, Ciência Animal e áreas afins.

Estão disponíveis ainda periódicos eletrônicos nacionais e estrangeiros e bases de dados com resumos de documentos, por meio do Portal de Periódicos da Capes.

• Consulta local;

A consulta ao acervo é permitida ao público em geral.

• Empréstimo domiciliar;

Normas para o Serviço:
•  São considerados usuários:
- Docentes,discentes e servidores do Centro de Ciências Agrárias .
•  Para usar o serviço de empréstimo o usuário deverá cadastrar-se, mediante à apresentação dos seguintes documentos:
- Discentes: documento de identidade e comprovante de matrícula do semestre vigente;
- Servidores e Docentes: documento de identidade e último contra-cheque.
•  Renovar a cada período letivo seus dados cadastrais, mediante apresentação dos documentos anteriormente mencionados;
•  A efetivação do empréstimo é condicionada à apresentação do documento de identidade do usuário com foto;
•  Somente o usuário munido de seu documento poderá assinar o comprovante de empréstimo;
•  É permitido o empréstimo de um único exemplar de cada título por usuário;
•  Quantidade de livros permitida:
- 5 (cinco) livros para alunos de pós-graduação e servidores.
•  O prazo para empréstimo é de 14 dias consecutivos.
•  O atraso na devolução de documentos implicará na adoção das seguintes medidas:
- Suspensão do Serviço de Empréstimo pelo período equivalente ao dobro de dias em atraso;
- bloqueio aos serviços disponíveis nos Sistemas: Controle Acadêmico (SISCA/UFPA), Pós-Graduação (SPG), Recursos Humanos (SISRH) e Pergamum;
•  Em casos de perda, extravio ou de qualquer dano físico no documento, o usuário deverá fazer a reposição por outro exemplar idêntico ou edição mais atual. Em se tratando de edição esgotada, a obra deverá ser substituída por obra similar sugerida pela Biblioteca.

• Empréstimo entre bibliotecas;

É o empréstimo de obras, quando solicitado por discentes, docentes/pesquisadores e servidores do Centro de Ciências Agrárias, para outras bibliotecas do SIBI.

• Empréstimo especial;

É permitido, o empréstimo especial de livros, que apresentam tarja vermelha na lombada, às sextas-feiras ou em véspera de feriados que antecipem o final de semana.
A devolução destas obras deverá ser feita até às 12:00h. do primeiro dia útil.

• Renovação e reserva de livros;

É permitida a renovação do empréstimo por mais 14 dias consecutivos , desde que a obra não esteja reservada para outro usuário.
É permitida a reserva de 2 (dois) livros por vez, no máximo. A reserva ficará mantida por um prazo de 48 horas.

• Orientação na normalização técnica de trabalhos acadêmicos

Orienta o usuário na normalização de trabalhos técnicos e científicos (Referência bibliográfica, citações etc), segundo as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, e coloca à disposição dos usuários, somente para consulta, as referidas normas.

• Orientação bibliográfica

Orientação aos seus usuários quanto à busca da informação.

• Catalogação na Publicação – para dissertações e monografias;

Elaboração da ficha catalográfica das dissertações e monografias dos Cursos de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias.

• Serviço de alerta;

Serviço realizado através de e-mail, informando aos seus usuários sobre as publicações recebidas recentemente.

Produto
Manual para orientação de trabalhos acadêmicos - com base nas normas da ABNT

PERGAMUM
PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES